top of page
CC34DF97-0D55-442D-A92D-AE3E50C2042B.jpeg
CC34DF97-0D55-442D-A92D-AE3E50C2042B.jpeg

Nos bastidores de GABRIELE LEITE

Mestre em performance musical pela Manhattan School of Music (Nova Iorque/EUA) e Doutoranda em Performance Musical pela Stony Brook University sob orientação de João Luiz Rezende, Gabriele foi selecionada uma das 30 celebridades abaixo dos 30 anos pela revista Forbes Magazine em 2020. Em 2022 recebeu o prêmio: “Segovia e Rose Augustine” pela Manhattan School of Music. Gabriele é um dos maiores destaques da nova geração do violão brasileiro.

 

Formada em música pelo Instituto de Artes da UNESP, tem se destacado em diversos festivais, concursos e instituições, dentre os quais cabe mencionar o concurso “Lilian Fuchs Competition” de música de câmara em 2021. Em 2020, foi eleita pelo júri popular como Jovem Talento no Grande Prêmio Concerto e semifinalista do concurso internacional de violão de Koblenz de 2019, do qual recebeu a menção de “Melhor Participação Brasileira”.

 

No cenário da música de câmara, fez parte do Quarteto Abayomi,tocando com a grande artista, conhecida internacionalmente, Badi Assad. Além da carreira solo, a violonista também atua como camerista dentro do duo de violão com o violonista gaúcho Eduardo Gutterres. Com Camilla Silva, Nicolas Porto e Octávio Deluchi, é cofundadora da BCGC – Brazilian Classical Guitar Community, uma plataforma para publicação e veiculação de gravações on-line de compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Vicente Paschoal e Elodie Bouny.

 

Gabriele foi indicada pelo Consulado Brasileiro em Nova Iorque para realizar o concerto de abertura da cerimônia de posse do Brasil para o mandato de 2 anos do Conselho de Segurança da ONU.  Fez a abertura musical do jantar de gala do Evento “Person of the Year 2022”, organizado pela Brazilian-American Chamber of Commerce em Nova Iorque/EUA. Em junho de 2022, Gabriele e Eduardo farão uma turnê no Brasil apresentando 10 concertos em 3 estados.

 

Participou de concertos em diversos locais, como Festival de Câmara do SESC, Odeon Performing Arts (Nova Iorque/EUA) Embaixada Brasileira (Nova Iorque/EUA), Conservatório de Música Astor Piazzolla (Argentina), Embaixada Brasileira (Argentina), entre outros festivais de música como Festival Internacional de Koblenz (Alemanha), Festival internacional de Campos do Jordão (São Paulo), Festival Assad (São João da Boa vista) e Festival Vermelhos (Ilhabela). 

 

Em 2018, ganhou competições nacionais de violão como I Concurso Nacional de violão Assovio Vertentes, XXII Concurso Nacional de violão Musicalis e XXIX Concurso de violão Souza Lima. Em edições anteriores dos concursos Souza Lima e Musicalis, venceu em outros turnos (II e III) e na categoria de Música de câmara. Desde 2016 é contemplada com uma bolsa de estudos da Fundação Magda Tagliaferro e Sociedade Cultura Artística, obtendo aulas regulares com o professor Paulo Martelli.

Gabriele Leite é bolsista internacional da Sociedade Cultura Artística e desde abril de 2020, patrocinada pela marca de cordas Augustine Strings (EUA), usando o modelo. Augustine Regal/Blue (High Tension). 

bottom of page